Artista Ivald Granato propõe movimento artístico em protesto à Bienal

O blog Mitos Vadios 2 (http://mitosvadios2.blogspot.com), do artista Ivald Granato, convoca artistas a se manifestar em frente à Bienal de São Paulo, em 21/09/10, às 17h. Leia a íntegra do manifesto:
|
CARTA MANIFESTO - MITOS VADIOS 2
Para todos os artistas de todos os estilos e tendências das artes visuais
Está aberta a convocação!
Todos os artistas estão convocados para se manifestar em frente à Bienal de 2010, que acontecerá em São Paulo, em 21 de setembro, às 17h.
Será a BIENAL ALTERNATIVA 2010.

Depois da última Bienal, em 2008, pedimos uma real e profunda reflexão, pois nela não vimos Arte em suas várias representações.
Para este ano de 2010, já se desenha uma Bienal confusa, com declarações sem conceito definido: arte política, terreiro, posições desencontradas, explicações que mudam a cada dia, parecendo visar apenas agradar à mídia, sem uma verdadeira preocupação com a Arte, sem pesquisa sólida ou escolha fundamentada.
Já se faz notar que a Bienal maquiará uma feira, alternando interesses de mercado e grupos de amigos, em acordos previamente acertados, sem nenhuma lógica ou justificativa.
Nenhuma pesquisa – ou conselho – para a formação do grupo curatorial, exemplo da Bienal de Walter Zanini, Sheila Leiner (a grande parede) ou ainda Roberto Muylaert (que gerou tradição e Ruptura).
A chamada de ordem do poder grita mais alto e não é, necessariamente, a real expressão da arte.
Arte política se faz por simbolismos, denunciando poderes autoritários ou regimes de repressão.
Daí a ideia de fazer política democrática organizando uma manifestação para que todos os artistas possam levar sua mensagem através de uma obra, de qualquer estilo ou forma, para fazermos um grande cordão em volta do prédio da Bienal, fazendo mostrar que não se conhecem a produção real da arte.
Depois da crise, o mercado tenta novamente estender seu domínio, mas devemos ter uma posição firme, clara, para um melhor e mais promissor mundo da arte, promovendo uma ação e reflexão, para alimentar com consistência a nossa cultura.
Será esta a possibilidade de mostrarmos o que verdadeiramente se produz atualmente.

Views: 2

Add a Comment

You need to be a member of L'Agenzia di Arte to add comments!

Join L'Agenzia di Arte

© 2017   Created by Francisco Urbano.   Powered by

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service

hit counter